Coreia do Norte altera Constituição e declara Coreia do Sul como 'Estado hostil' após explosões em estradas conjuntas
- R.Santos
- 17 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Por ordem de Kim Jong-un, emenda marca mudança de paradigma na península após meses de tensão.
A Coreia do Norte anunciou, nesta quinta-feira (17), que a Assembleia Nacional do país emendou a Constituição para definir a vizinha do Sul como um "Estado hostil", seguindo um pedido do ditador Kim Jong-un.
A informação pode parecer pouco inédita, dado o nível de rivalidade entre os dois países desde a Guerra da Coreia —que, por sinal, não acabou oficialmente, apenas foi congelada por um armistício em 1953. A medida, no entanto, representa uma mudança de paradigma.
Em 1991, décadas após o conflito que separou a península entre o Norte comunista e o Sul capitalista, um acordo deu status especial aos laços entre os dois países. As relações entre ambos deixaram de ser do guarda-chuva dos respectivos Ministérios das Relações Exteriores e passaram a ser controladas por agências e pastas específicas que vislumbravam uma futura reunificação pacífica.
Essa postura, que colocava moradores de ambos os países sob a mesma identidade nacional, vinha sendo abandonada pela Coreia do Norte nos últimos anos até chegar ao ponto crítico divulgado desta quinta. A medida foi ordenada por Kim em janeiro deste ano, durante um discurso à Assembleia Popular Suprema, o Legislativo de fachada do país.
Comments